Artes - 2* Bimestre

Nome___________ n.___ 8 F

1 – Complete:

“A música popular brasileira resulta de um _____________ de manifestações culturais de referência ___________, ___________ e ___________.”

2 – A música sempre esteve presente na rotina das populações nativas do Brasil. Descreva um exemplo de música dos povos indígenas.

3 – O que significa MPB? E qual é a diferença da MPB para música popular brasileira?

4 – Cite 2 instrumentos musicais de origem portuguesa.

5 – Complete:

“E a tradição das ___________, do ___________ e do ___________ africanos foi decisiva para as atuais manifestações da música nacional”

6 – Cite o nome de 2 instrumentos que, a partir dos seus batuques, formam a base da origem do samba.

7 – Complete:

“A partir de 1800, a mistura de influências musicais já resulta na composição de ___________ e popularizam o ritmo __________.”

8 – Qual é o nome da primeira marchinha de carnaval, da pianista Chiquinha Gonzaga, lançada no final do século XIX, em 1899?

Danças Folclóricas

Frevo

frevo é uma danca típica do carnaval pernambucano surgida no século XIX. 

 

Diferente de outras marchinhas carnavalescas, ele é caracterizado pela ausência de letras onde os dançarinos seguram pequenos guarda-chuvas coloridos como elemento coreográfico. 

A palavra frevo é originária da palavra ferver , representando, dessa maneira, particularidades desta dança demasiadamente frenética. 

 

 

Danças Folclóricas

As danças folclóricas representam um conjunto de danças sociais, peculiares de cada estado brasileiro, oriundas de antigos rituais religiosos e mágicos.

As danças folclóricas possuem diversas funções como a comemoração de datas religiosas, homenagens, agradecimentos, saudações às forças religiosas / espirituais, etc.

Principais Danças Folclóricas

No Brasil, as danças folclóricas surgiram da fusão das culturas europeia, indígena e africana. Elas são caracterizadas por músicas, figurinos e cenários representativos.

 

Bumba Meu Boi

Conhecida em outras regiões brasileiras como boi-bumbá, essa dança folclórica é típica das regiões Norte e Nordeste.

O Bumba Meu Boi possui uma origem diversificada, pois apresenta traços da cultura espanhola, portuguesa, africana e indígena. 

Trata-se de uma dança na qual a representação teatral tem um fator marcante. 

Assim, a história da vida e da morte do boi é declamada enquanto os personagens realizam suas danças, 

Samba de Roda

O Samba de Roda surgiu no estado da Bahia no século XIX e representa uma dança associada a capoeira e ao culto aos orixás. 

Surgiu como forma de preservação das cultura dos escravos africanos. 

O samba de roda é uma variante do samba que, embora tenha se disseminado por várias partes do Brasil, é tradicional da região do Recôncavo Baiano

Outros exemplos de danças folclóricas

Frevo | Maracatú | Baião | Quadriha | Fandango | Carimbó | Jongo | Congada , entre outras.

O que é a Música

A música é considerada um estilo de arte que envolve a combinação  de sons, instrumentais e vocais, visando a criação de uma peça sonora que seja agradável, bela e envolva expressões emocionais

O Que Compõe a Música

Geralmente, considera-se a música composta por 3 elementos:

  • a melodia,
  • a harmonia
  • e o ritmo

Melodia

Entende-se por melodia uma sucessão alternante e coerente entre sons e silêncio ou notas durante determinado período de tempo

Harmonia

Entende-se por harmonia como o encadeamento  de determinados sons. Tem Relacão como os acordes, que é a combinação de 2 ou mais sons.

 

 

Ritmo

O ritmo é a organizacão de cada som ao longo do tempo, isto é, ele determina a sucessão de tempos dentro de uma música. É o ritmo que dita a velocidade da melodia.

As Propriedades do Som

O som possui 4 propriedades:

  • Duração
  • Intensidade
  • Altura
  • Timbre

Duração

É a propriedade que nos permite identificar se o som é curto ou longo.

Intensidade

É a propriedade que nos permite identificar se a potência do som é forte ou fraca. Também conhecemos como volume sonoro

Altura

É a propriedade que nos permite identificar se o som é grave (grosso) ou agudo (fino)

Timbre

É a propriedade que nos permite identificar os diferentes tipos de som – se é um ruído ou som musical; se é o som de um violão ou de um piano; entre outros.

Grafismos Indígenas 

 Os grafismos indígenas são todas as artes gráficas aplicadas a cultura dos povos da região geográfica conhecida hoje como Brasil, sendo uma maneira de representar ideias, pensamentos, vivências e experiências através de linhas e padrões geralmente geométricos. Os traços criam padrões que se expandem por diferentes culturas e com diversidade de significados. Nesse sentido, para além de conteúdo decorativo, os grafismos representam peixes, cobras, tartarugas, pegadas, rios, entre outras coisas. Também trazem um teor religioso, cultural, antropológico e etnográfico para cultura indígena. 

Grafismos Corporais e Sociedade 

Os grafismos corporais além de possuírem valor estético, estão relacionados ao papel social de cada indivíduo em sua comunidade. Considerando a relação entre a estrutura social e a maneira de tratar o corpo, aponta-se que a técnica do grafismo corporal também desempenha a função de comunicação que, por meio dos símbolos e das referências, esclarece a organização social de um povo. Por meio dessa linguagem podem ser comunicadas categorias como: estado civil, ritos e uma identificação entre aldeias.  

 

comunicaria.com/aula-grafismo-indigena/

Os significados das imagens também dizem respeito aos costumes e a identidade de cada povo. Por ser uma forma de se comunicar, as técnicas das pinturas são ensinadas durante a infância por meio de atividades do cotidiano, assim, os valores e a arte são passados de geração em geração desde cedo 

No exemplo da arte corporal indígena, a diversidade de elementos gráficos traz interpretações que sugerem contatos entre tribos. Os símbolos geométricos que variam entre abstratos e naturalistas indicam códigos não apenas internos, mas também extra locais, sendo utilizados para identificar ou reconhecer um grupo étnico. 

ARTES – 1* TRIMESTRE

Nome :

24/04

Responda de acordo com o texto “Grafismos Indígenas” 

1 – O que são os grafismos indígenas? 

 

2 – Complete o texto abaixo: 

“Os traços criam __________ que se expandem por diferentes _____________ e com diversidade de significados. “ 

3 – Para além do conteúdo decorativo, o que mais os grafismos indígenas representam? 

 

4 – Qual a função que a técnica do grafismo corporal desempenha?  E desempenha essa função através de que meios? 

 

5 – Complete o texto abaixo: 

“Por ser uma forma de se __________, as técnicas das pinturas corporais indígenas são ensinadas durante a _________ por meio de atividades do ____________ .” 

6 – Marque a alternativa correta: “Na arte corporal indígena, os símbolos geométricos que variam entre abstratos e naturalistas indicam códigos não apenas internos, mas também extra locais, sendo utilizados para:” 

A – Enriquecer a beleza da arte indígena 

B – Para identificar ou reconhecer um grupo étnico 

C – Para diversificar a criatividade da arte indígena 

D – Uma forma de competicão entre os povos indígenas 

7 – Crie e desenhe um grafismo, definindo um padrão, um nome e um significado:

ARTES – 1* TRIMESTRE

Nome :

08/05

Responda de acordo com o texto “Músicas Folclóricas” 

1 – O que são os músicas folclóricas? 

 

2 – Complete o texto abaixo: 

“Música folclórica: esse tipo de manifestacão musical é transmitido pela ________ ______ “ 

3 – Cite 2 características da música folclórica: 

 

4 – Escreva o nome de 2 músicas folclóricas que estudamos em sala de aula: 

 

5 – Crie um desenho a partir da música “Se Essa Rua Fosse Minha.