ELEMENTOS DA LINGUAGEM TEATRAL

Entre os elementos da linguagem teatral podemos destacar:

  • Personagem: papel interpretado pelo ator ou pela atriz em um espetáculo teatral. O ator ou atriz não são o personagem, eles apenas o interpretam.
  • Figurino: Conjunto de vestuários usado pelos atores em cena para compor seus personagens. 

O figurino nos ajuda a identificar quem são os personagens, em que época ocorre a história, quais classes e papéis sociais são representados ou até mesmo  revelar traços da subjetividade das personagens.

  • Cenário: Conjunto de elementos organizados no espaco cênico ( onde ocorre o espetáculo). Pode representar o lugar ou lugares onde ocorre a história. Pode criar ambientes improváveis ou impossíveis – e até mesmo sugerir estados emocionais e psicológicos das personagens.
  • Aderecista:
  • Sonoplastia: Conjunto de sons, músicas, ruídos ( vocais, corporais, eletrônicos ou instrumentais) utilizados para enfatizar ações, demarcar situações e acontecimentos.
  • Iluminação: Conjunto de luzes utilizado para iluminar os personagens, criar e iluminar ambientes, criar efeitos luminosos, contribuir para a dramaticidade do espetáculo.
  • Maquiagem: Utilizada para a caracterização das personagens. Também serve para produzir efeitos como marcas ou machucados, assim como mudanças físicas.

ELEMENTOS DA LINGUAGEM TEATRAL

Entre os elementos da linguagem teatral podemos destacar:

  • Personagem: papel interpretado pelo ator ou pela atriz em um espetáculo teatral. O ator ou atriz não são o personagem, eles apenas o interpretam.
  • Figurino: Conjunto de vestuários usado pelos atores em cena para compor seus personagens. 

O figurino nos ajuda a identificar quem são os personagens, em que época ocorre a história, quais classes e papéis sociais são representados ou até mesmo  revelar traços da subjetividade das personagens.

  • Cenário: Conjunto de elementos organizados no espaco cênico ( onde ocorre o espetáculo). Pode representar o lugar ou lugares onde ocorre a história. Pode criar ambientes improváveis ou impossíveis – e até mesmo sugerir estados emocionais e psicológicos das personagens.
  • Aderecista:

GENEROS TEATRAIS

A Comédia e a Farsa

A comédia e a farsa são gêneros teatrais que têm o poder de despertar o riso e reflexões no público.

Apresentam situações inusitadas, personagens caricatos e reviravoltas engraçadas.

Comédia => explora o humor através de situações cotidianas e diálogos inteligentes.

  • Personagens mais desenvolvidos  e complexos
  • Faz o público refletir sobre a condição humana

Farsa => busca exagerar e distorcer a realidade de forma cômica, focando em personagens estereotipados e situações absurdas para gerar risada.

  • Utiliza elementos físicos, visuais e verbais exagerados para criar comédia.
  • Foco na criação de confusões, mal-entendidos e absurdos para gerar humor.
  • Humor mais direto e imediato.

DANÇA CLÁSSICA

Origens da Dança

Dança Primitiva

É aquela que surge de maneira espontânea e é praticada por uma comunidade. Geralmente, é uma dança usada para celebrar um ritual específico como as colheitas ou a chegada de uma estação do ano

Danças Milenares

Nas civilizações antigas, como a egípcia ou a mesopotâmia, a dança tinha um carater sagrado,  sendo mais uma forma de honrar os deuses.

Na Grécia antiga, a dança tinha também um carater ritual, sendo usada no culto aos deuses

Danças na Europa Ocidental

Com a expansão do cristianismo na Europa, a dança perde seu carater sagrado.

Por isso, ao contrário de outras artes , a dança não entra nas igrejas e se restringe às festas populares e às celebrações nos castelos.

Basicamente, podemos diferenciar duas formas de danças na Idade Média: em pares ou em rodas. 

Será esse tipo de baile que dará origem às danças cortesãs e, mais tarde, ao balé, como conhecemos hoje.

DANÇA CLÁSSICA

Dança no Renascimento (século XVI e XVII)

A dança no renascimento começa a ganhar status de arte, com manuais, professores especializados e, sobretudo, pessoas que se dedicam a estudá-la.

Foi na Itália que a palavra “balleto” surgiu. Através do casamento da princesa florentina Maria de Médici com o rei da França Henrique IV (1533-1610) este tipo de dança chegou na Itália.

Maria de Médici introduziu o “balleto” na corte francesa. Ali, a palavra se transformou  em balé

Posteriormente, na corte do rei Luís XIV (1638-1715), começam os primeiros balés dramatizados, com coreografia, figurinos e que narravam uma história com início, meio e fim.

Ao mesmo tempo, o balé deixa de acontecer nos salões da corte e passa a ocupar os palcos, surgindo, assim, os primeiros espetáculos de dança.

 

PROVA DE ARTES
2* TRIMESTRE

Nome:

N.:

15/09_______________8D

1 – Qual é a definição do elemento da linguagem teatral figurino?

2 – Qual é a definição do elemento da linguagem teatral sonoplastia?

3 – Qual é a definição do elemento da linguagem teatral adereço?

4 – Complete:

“Conjunto de elementos organizados no espaço _________ ( onde ocorre o espetáculo). Pode representar o lugar ou lugares onde ocorre a __________. O nome deste elemento da linguagem teatral é __________.”

5 – Complete:

“Conjunto de luzes utilizado para ________ os ________, criar e iluminar ambientes, criar efeitos luminosos, contribuir para a _____________ do espetáculo. Este é o elemento da linguagem teatral __________.”

6 – Assista ao trailer da série One Piece e responda:

A – Como é a iluminação desta série?

B – Como é a sonoplastia da série?

C –Descreva como são os figurinos da série One Piece.

PROVA DE ARTES
3* BIMESTRE

Nome:

N.:

15/09_______________7G

1 – O que é  teatro de animação?

1 – Para que é utilizada a técnica de manipulação pelos atores no teatro de animação?

3 – Quais são os principais tipos de teatro de animação?

4 – Complete:

“Os _________ são ___________ pelos atores para dar _______ aos personagens, podendo ser feitos de diversos ___________, como __________, papel ou tecido. Essas são características do teatro de __________”

5 – Complete:

“Nessa técnica, _________ dos personagens são _________ em uma tela, criando cenas ________ e poéticas. Essas são características do teatro de _____________”

6 – Assista ao vídeo e responda:

Qual é o nome desse tipo de teatro de animação?

 

8 – Escreva o nome de 2 dos principais grupo de teatro de animação no Brasil:

TEATRO

Teatro é uma forma de arte em que um ator (ou um conjunto de atores) interpreta uma história  ou atividades para um público em um determinado lugar.

Com o auxílio de dramaturgos*, diretores e técnicos, o espetáculo  tem como objetivo apresentar uma situação e despertar sentimentos no  público.

Também denomina-se teatro o edifíco onde se desenvolve esta forma de arte, 

podendo ser também local de apresentações de dança, recitais, palestras, etc.

Origens do Teatro

A história do teatro teve início na Grécia Antiga, em torno do século VI a.c.

Nessa época, eram realizados rituais em louvor ao deus mitológico Dionísio, divindade relacionada à fertilidade, vinho e diversão.

 

Mas desde tempos remotos, os seres humanos possuíam formas distintas de comunicação, e a imitação era uma delas.

dramaturgo* = autor de peças teatrais

jpires@edu.cubatao.sp.gov.br

JOGOS AFRICANOS

Vários jogos e brincadeiras estão presentes em nossa vida, e na maior parte das vezes, nós não conhecemos a sua origem. São passatempos conhecidos no Brasil, mas que tiveram a sua origem em países do continente africano.

Tsoro Yematatu

 Tsoro tem origem no Zimbábue, um país no sul da África e deve seu
nome a um complexo de construções antigas chamado de Grande Zimbábue


ou “Grande Casa de Pedra” onde viviam os antigos governantes de um grande
império conhecido por suas ricas minas de ouro. Tsoro Yematatu significa “jogo
de pedra jogado com três” e era jogado pelas crianças de Zimbábue, como o
nome do jogo sugere, com pedras em tabuleiros desenhados no chão de terra.
Hoje as crianças usam tampinhas de garrafas, comuns também por lá, mas
continuam desenhando o tabuleiro no chão de terra

Sobre o jogo

  • O Tsoro Yematatu é considerado uma versão africana do jogo da velha, porém reproduzida em um tabuleiro de layout triangular e com novos elementos de estratégia.
  • O Tsoro Yematatu é um jogo de alinhamento e o que o torna único é o fato de que as peças podem pular umas sobre as outras sem captura, um dinamismo adicional na capacidade de manobra das peças.

JOGOS AFRICANOS

CONSCIÊNCIA NEGRA

      Consciência Negra significa reconhecer e valorizar a luta dos negros, a cultura negra brasileira e suas contribuições para a constituição de nossa sociedade. No Brasil, há uma data para celebrá-la: 20 de novembro que, além de homenagear as culturas e lutas dos povos negros, reforça a importância da sociedade como um todo refletir e agir para combater o racismo estrutural no país. 

    A origem da Consciência Negra remonta aos anos 70, com o surgimento de alguns grupos de luta contra o racismo, como o Grupo Palmares, localizado em Porto Alegre (RS) e ligado a um quilombo, e o Movimento Negro Unificado. Eles estudavam e apreciavam a cultura e a literatura negra, pesquisavam e dialogavam com outros ativistas, também inspirados pela luta anti-apartheid que era travada à época na África do Sul, e passaram a promover ações para pensar a consciência negra e o combate ao racismo.

     O dia 20 de novembro foi escolhido para marcar a Consciência Negra por ser a data da morte de Zumbi dos Palmares, líder daquele que foi um dos maiores quilombos do país, o Quilombo de Palmares, na Serra da Barriga, na ocasião, vinculada à capitania de Pernambuco. Sua morte se deu em 1695, em uma emboscada. Ao lado de Dandara dos Palmares e Tereza de Benguela, Zumbi tornou-se um dos maiores símbolos de luta e resistência contra a escravidão.

CONSCIÊNCIA NEGRA

I

  • Cabeca pequena
  • Múltiplos membros
  • Dentes grandes
  • Chifre
  • Barriga grande
  • Asas

II

  • Cabeça grande
  • Olhos esbugalhados
  • Corpo escamoso
  • Chifres
  • Pernas fortes
  • Pés grandes
  • Focinho

III

  • Rosto quadrado
  • Olhos múltiplos
  • Nariz grande
  • Corpo robusto
  • Membros curtos
  • Língua dividida

IV

  • Cabeça achatada
  • Olhos pequenos
  • Dentes afiados 
  • Orelhas de abano
  • Corpo alongado
  • Quatro patas